quarta-feira, 10 de agosto de 2016
Austin atribui rating ‘brBB-(sf)’ para a 16ª Série da 1ª Emissão de CRIs da Fortesec – Risco El Shadai
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 10 de agosto de 2016, atribuiu o rating de crédito de longo prazo ‘brBB-(sf)’, com perspectiva estável, para a 16ª Série da 1ª Emissão de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) da Forte Securitizadora S/A (Fortesec). Os CRIs da 16ª Série (Série Subordinada / CRIs Subordinados) foram emitidos em conjunto com os CRIs da 17ª Série (Série Sênior / CRIs Seniores), que, quando ofertados e efetivamente integralizados, terão prioridade nos pagamentos, conforme previsto no Termo de Securitização. Os CRIs Subordinados e os CRIs Seniores estão lastreados nas Cédulas de Crédito Imobiliário (CCIs) da 1ª e 2ª Séries, emitidas pela Fortesec com base nos créditos imobiliários oriundos de contratos de compra e venda, já celebrados e a serem celebrados, de unidades do loteamento residencial denominado Setor Solange (Loteamento/Empreendimento). Tais créditos imobiliários foram cedidos pelo TC JVF Fundo de Investimento Imobiliário (TC JVF FII / Cedente), por meio de “Instrumento Particular de Cessão e Promessa de Cessão de Créditos Imobiliários e Outras Avenças” (Contrato de Cessão), no qual a originadora dos créditos, a El Shadai Participações e Empreendimentos Imobiliários Ltda. (El Shadai), e seu sócio majoritário figuram como fiadores e coobrigados. Não obstante a fonte primária para o pagamento da Série Subordinada ser representada pelos fluxos futuros provenientes dos créditos imobiliários objeto do Contrato de Cessão, a presença da coobrigação da El Shadai descaracteriza a venda definitiva do lastro, aspecto que, somado à sua participação direta na cobrança aos devedores, levou essa agência a considerá-la como risco final da transação. Ademais, embora a Série Sênior ainda não tenha sido ofertada e integralizada, foi considerado pela Austin Rating que esses eventos têm elevada probabilidade de ocorrência. Portanto, a classificação da Série Subordinada incorpora um maior nível de risco decorrente de sua posição de inferioridade na hierarquia de pagamentos.