quinta-feira, 22 de agosto de 2013
Austin afirma rating ‘brAA+(sf)’ da 2ª emissão de CRIs da Pátria Securitizadora – Risco Atento Brasil
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 22 de agosto de 2013, afirmou o rating ‘brAA+(sf)’, com perspectiva estável, para a série única da 2ª (segunda) emissão de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) da Pátria Companhia Securitizadora de Créditos Imobiliários (Pátria Securitizadora). A afirmação da classificação traduz a manutenção dos principais fundamentos que a suportaram na última revisão realizada pela Austin Rating, em 03 de setembro de 2012, dentre eles a elevação de risco do perfil creditício da Atento Brasil S.A. (fonte pagadora da transação). Os CRIs da 2ª emissão da Pátria Securitizadora têm como ativos-base os Créditos Imobiliários oriundos de Contrato Atípico e Personalíssimo de Locação de Imóvel Não Residencial (Contrato Atípico de Locação), celebrado em 31 de maio de 2006, entre Belenzinho Investimentos Imobiliários e Participações S.A. (Belenzinho) e Atento Brasil S.A. (Atento Brasil), respectivamente locadora e locatária, no âmbito de uma operação de aquisição, reforma e locação sob medida (Buil to Suit) de imóveis localizados no Bairro do Belenzinho, na Cidade de São Paulo-SP. Com lastro nos Créditos Imobiliários acima mencionados, a 2ª emissão da Pátria Securitizadora perfaz o montante de R$ 26.649.247,68 (vinte e seis milhões, seiscentos e quarenta e nove mil, duzentos e quarenta e sete reais e sessenta e oito centavos), na data da emissão (06 de junho de 2006), sendo composta por 88 (oitenta e oito) CRIs, com valor unitário nominal de R$ 302.832,36 (trezentos e dois mil, oitocentos e trinta e dois reais e trinta e seis centavos). Os CRIs têm amortização programada em 10 (dez) parcelas, sendo a primeira 16 (dezesseis) meses após a data de emissão dos CRIs e as 9 (nove) parcelas restantes anuais e sucessivamente, guardando, portanto, um prazo total de 10 (dez) anos e 4 (quatro) meses, contados da data de emissão. O valor dos CRIs é atualizado nesse período pela variação do Índice Geral de Preços - Mercado da Fundação Getúlio Vargas (IGP-M/FGV) e os juros remuneratórios são de 10,60% (dez inteiros e sessenta centésimos por cento ao ano). Os CRIs desta série contam com as seguintes garantias: i) instituição de regime fiduciário sobre os créditos, com nomeação de agente fiduciário, a Oliveira Trust DTVM S.A. (Oliveira Trust); ii) alienação fiduciária do imóvel objeto do Contrato Atípico de Locação, constituída pela Belenzinho; e iii) fiança bancária ou seguro fiança obtido pela Atento Brasil, os quais devem ser renovados anualmente, cobrindo sempre o próximo aluguel vincendo. Esta ação de rating levou em consideração, ainda, os seguintes aspectos observados neste período: i) ainda que pese o aumento da alavancagem da estrutura de capital da Atento Brasil (fonte pagadora na transação), sua boa capacidade de crédito e geração de caixa; ii) a manutenção de fiança bancária na operação junto ao Banco Bradesco S/A; iii) a renovação de seguro do imóvel objeto da transação com a Allianz Seguros S/A e; iv) a garantia de alienação fiduciária do imóvel objeto do Contrato Atípico de Locação.