quarta-feira, 14 de agosto de 2013
Austin atribui rating ‘brAA-’ para a Gaia Securitizadora S.A. (GaiaSec)
A Austin anuncia que, por decisão de seu Comitê de Classificação de Risco, em reunião realizada no dia 05 de agosto de 2013, atribuiu o rating de crédito corporativo de longo prazo ‘brAA-’, com perspectiva estável, para a Gaia Securitizadora S.A. (GaiaSec). A GaiaSec é uma companhia securitizadora constituída sob a forma de sociedade por ações, com sede em São Paulo-SP. Seu controle final pertence a João Paulo dos Santos Pacífico, que detém participação majoritária na holding Nova Atlantis, controladora do Grupo Gaia. O rating atribuído à GaiaSec reflete, entre outros fatores, o elevado potencial de crescimento do mercado de securitização de créditos imobiliários no Brasil, no qual a empresa já se encontra bem posicionada, com um volume emitido superior a R$ 6,0 bilhões em emissões de CRIs. A nota incorpora, ademais, a boa diversificação das receitas do Grupo Gaia (estruturação e gestão, incluindo servicing) e, principalmente, o papel da GaiaSec restrito a um Veículo de Propósito Específico, o que elimina a exposição ao risco de crédito das séries de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs) por ela emitidas, além de sua política financeira conservadora, com a manutenção de posição de caixa bastante confortável frente a seus passivos não fiduciários. Em contraste, a classificação reflete as baixas barreiras de entrada e a presença de players já consagrados em seu setor de atuação, além da forte suscetibilidade das companhias securitizadoras, de um modo geral, ao risco de imagem decorrente de um default em operações por elas estruturadas. Adicionalmente, a classificação de crédito da GaiaSec leva em consideração, entre outros fatores de potencial limitação ao seu crescimento, sua base de capital ainda reduzida e a ausência de um grupo controlador capitalizado.