segunda-feira, 22 de outubro de 2012
Austin atribui rating preliminar ‘brA+(sf)(p)’ para Cotas Seniores do Alphatrade FIDC.
A Austin Rating informa que, por decisão de seu Comitê de Classificação de Risco, em reunião realizada no dia 28 de setembro de 2012, atribuiu o rating de crédito preliminar, em escala nacional, ‘brA+(sf)(p)’ para as Cotas Seniores da 2ª e da 3ª Séries do Alphatrade Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (Alphatrade FIDC). Esta classificação traduz um risco muito baixo, relativamente a outros emissores e emissões nacionais (Brasil), de que o Fundo não pague a seus cotistas seniores o valor correspondente ao principal investido, acrescido do rendimento alvo, dentro do prazo e das demais condições estipuladas em seu Regulamento. Na presente data, esta classificação preliminar é equivalente ao rating ‘BB+(sf)’ na escala global desta agência. O rating preliminar tem prazo de 60 dias contados de sua atribuição e sua confirmação depende do recebimento de nova versão de Regulamento, contendo alterações propostas por ocasião da emissão das séries classificadas. O Alphatrade FIDC é um condomínio fechado, com prazo de duração indeterminado, sob a administração da Sociedade Corretora Paulista S.A (SOCOPA) e a gestão da Artesanal Investimentos Ltda. (Artesanal), tendo o Banco Paulista S.A (Banco Paulista) como custodiante. Além desses participantes, o Fundo conta com a Alphatrade Consultoria de Crédito Ltda. (Alphatrade), empresa sediada em Porto Alegre-RS, como consultora. O Fundo tem como objetivo a aquisição de direitos creditórios performados (duplicatas, cheques, notas promissórias e outros títulos de crédito), originados de empresas (Cedentes) atuantes em diversos segmentos, preponderantemente de operações nos segmentos comercial, industrial e de prestação de serviços, as quais devem ser devidamente avaliadas pela Alphatrade. Ao final de ago/12, os direitos creditórios elegíveis representavam 98,4% do PL do Fundo, da ordem de R$ 54,3 milhões. Do ponto de vista da estrutura de capital, o Alphatrade FIDC está autorizado a emitir Cotas Seniores (Multisséries), Mezanino e Subordinadas, observando, após alteração regulamentar proposta, a Razão de Garantia de 175% - ou seja, a participação mínima de Cotas Subordinadas (Mezanino e Subordinada) em 42,9% do PL. Em ago/12, essas cotas perfaziam R$ 47,8 milhões, o equivalente a 88,1% do PL. Para ler mais sobre a transação e obter informações sobre a classificação preliminar e seus principais fundamentos, acesse o Informativo em http://www.austin.com.br/Codigo_Austin_Rating/Relatorio/4210/fkv19y15hv