quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
Austin eleva o Rating de Governança Corporativa do Bradesco para AA+ (duplo A mais)
Austin Rating eleva o RGC do Bradesco para AA+ Por decisão de seu Comitê de Rating, tomada em reunião realizada nesta data, a Austin Rating elevou, de AA (“duplo A”) para AA+ (“duplo A mais”), o Rating de Governança Corporativa (RGC) do Banco Bradesco S.A. (Bradesco). Condicionantes da Ação de Rating A elevação do RGC foi condicionada pelo aperfeiçoamento e pelo amadurecimento natural de diversas práticas de governança corporativa adotadas pelo Bradesco desde a data da última revisão (14 de agosto de 2008), bem como pela introdução, nesse período, de órgãos internos de apoio à gestão e de novos processos e políticas. Os fatores com maior contribuição para a elevação do RGC foram aqueles relacionados aos controles de riscos da instituição. Nesse sentido, merecem destaque: i) a segregação das atividades de Gestão de Riscos e Compliance, eliminando os potenciais conflitos existentes na manutenção dessas atividades sob a responsabilidade do mesmo departamento; ii) a migração dos agentes de compliance de cada área para o Departamento de Controles Internos e Compliance - DCIC e a centralização do gerenciamento de riscos da instituição no Departamento de Controle Integrado de Risco - DCIR, fatores que indicam a maior aderência da instituição às melhores práticas internacionais no que se refere a controles internos e gestão de riscos; e iii) o aperfeiçoamento das rotinas de todas as áreas envolvidas no processo de controle de riscos e a evolução dos reportes oferecidos por essas ao Conselho de Administração (CA) e à Diretoria Executiva. Outros itens que motivaram elevação do RGC foram: i) a evolução dos processos de planejamento e controle das demandas por recursos de Tecnologia da Informação (TI), conteúdo de suma importância para os negócios da instituição, tendo destaque, no período de análise, a consolidação da área de Governança de TI; ii) a criação de novos Comitês Executivos no período - com destaque para o Comitê Executivo de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas -, os quais conferiram aos órgãos de gestão do Bradesco poder ainda maior de implementação e fiscalização das políticas e diretrizes estratégicas; e iii) a abertura de novos canais de comunicação com os acionistas minoritários. A Austin Rating destaca que, no período de monitoramento do RGC, ocorreram mudanças nos quadros dos principais órgãos de gestão do Bradesco (Conselho de Administração - CA e Diretoria Executiva), as quais, no entanto, foram conduzidas de forma adequada, sem qualquer impacto negativo no desempenho da instituição e em sua perspectiva de longo prazo. O RGC AA+ do Bradesco está refletindo o grau de aderência de suas práticas de governança corporativa em relação às melhores práticas definidas pela Austin Rating, com base nos principais códigos publicados sobre o tema. A partir dos avanços identificados nos últimos três anos, este grau de aderência saiu de 88% para 90%, atingindo o mínimo necessário para o atual nível de rating (faixa de 90% a 95% de aderência). Fundamentos do RGC O atual RGC do Bradesco está apoiado, preponderantemente, nos seguintes pontos fortes de sua governança corporativa: i) os elevados padrões éticos que regem sua atuação e sua forte cultura corporativa; ii) seu largo histórico no mercado de capitais (65 anos) e a boa reputação construída nesse período; iii) seu elevado compromisso com aspectos sócio-ambientais; iv) sua eficiente gestão de recursos humanos, a qual assegura a formação e a retenção de profissionais altamente qualificados; v) o excelente desempenho de seu CA na definição e na implementação das estratégias da instituição e na fiscalização dos executivos e o forte papel de liderança exercido pelo atual presidente desse órgão; vi) o largo comprometimento de seus administradores com o desempenho de longo prazo da instituição, da qual esses são acionistas indiretos, por meio de participação na BBD Participações; vii) a presença de órgãos de apoio à gestão (Comitês) bem estruturados; viii) suas excelentes práticas de controles de riscos e o forte envolvimento de todas áreas envolvidas nesse processo; ix) o excelente nível de disclosure de suas informações, que são abundantes, transparentes, de boa qualidade e confiáveis; e x) o compromisso da instituição com a constante evolução de suas práticas de governança corporativa. Em contraste, o RGC do Bradesco está limitado, principalmente, pelos seguintes itens de sua governança: i) a presença de ações preferenciais sem direito a voto em sua estrutura acionária, não obstante estar sendo conferido aos detentores dessas ações a extensão do prêmio de controle (tag along) de 80%, dividendos superiores em 10% em relação às ações com direito a voto e o pagamento de dividendos superior a 30% do lucro líquido (contra o mínimo de 25% exigidos por Lei), além da nomeação de um membro para o Conselho Fiscal; ii) a significativa influência dos membros de seu CA nas Assembleias de Acionistas, sendo que esses membros também participam do CA da holding Cidade de Deus Participações e da diretoria da Fundação Bradesco, as quais juntas possuem 65,7% das ações ON; iii) a baixa participação no seu CA de membros independentes (apenas um membro) e a presença de um membro interno (o Diretor-Presidente); iv) a atuação cotidiana e intensa de seu CA, marcada pela interação frequente com a Diretoria Executiva, o qual, no entendimento da Austin Rating, deveria orientar suas atividades exclusivamente à definição de estratégias e à fiscalização da Diretoria Executiva; e v) quantidade limitada de informações acerca das empresas integrantes do Bloco de Controle, sendo percebido pela Austin Rating espaço para a divulgação do conteúdo relacionado a essas empresas no próprio canal de governança do Bradesco, em seu site de RI. Os fundamentos detalhados deste RGC serão apresentados em Relatório de Rating. Perfil do Bradesco O Bradesco, com sede em Osasco-SP, é uma companhia aberta de capital privado, controlada pela Cidade de Deus Participações, a qual detém 48,66% das suas ações ON e 24,38% do total de suas ações, e pela Fundação Bradesco, que detém, na sua participação direta, 17,06% de suas ações ON e 8,54% do total de suas ações. A instituição possui 376.476 acionistas, sendo que, do total de suas ações, 59,95% estão em circulação no mercado (set/11). Essas ações são negociadas no Brasil (BOVESPA – Nível 1 de Governança Corporativa), na Bolsa de Nova Iorque (NYSE – ADR) e na Bolsa de Madrid (Latibex – DR). O Bradesco integra os índices de sustentabilidade da Bolsa de Nova Iorque (DJSI – Dow Jones Sustaintability Indexes) e da Bovespa (ISE - Índice de Sustentabilidade Empresarial). Fundado em 1943, como um Banco Comercial, o Bradesco opera atualmente sob a forma de Banco Múltiplo, com atividades bancárias em todas as modalidades autorizadas e, por intermédio de suas controladas, em diversas outras atividades, tais como Arrendamento Mercantil, Banco de Investimentos, Corretora de Títulos e Valores Mobiliários, Administração de Consórcios, Cartões de Crédito, Seguros, Previdência e Capitalização. Ao final de set/11, o Bradesco ocupava a 2ª posição entre os maiores bancos privados brasileiros, com ativos totais de R$ 611,9 bilhões e Patrimônio Líquido de R$ 46,1 bilhões. Naquela oportunidade, possuía 101.334 colaboradores e 6.925 unidades, entre agências, PABs e PAAs no País, além de 3 agências e 8 subsidiárias no exterior. INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE O RGC Metodologia e Escala de Rating: “Metodologia de Rating de Governança Corporativa”, disponível em www.austin.com.br. Informações Utilizadas: O RGC do Bradesco baseia-se em informações disponíveis em seu site de RI e em outras informações obtidas em reuniões com os representantes de seus diferentes órgãos, até o dia 20 de dezembro de 2011. Validade: A cobertura analítica da Austin Rating vai até o dia 31 de dezembro de 2012, data de vencimento do contrato comercial. ANALISTAS Pablo Mantovani Analista Sênior Tel.: 55 11 3377 0702 [email protected] Luis Miguel Santacreu Analista Sênior Tel.: 55 11 3377 0703 [email protected]