terça-feira, 3 de agosto de 2010
Austin afirma e retira o Rating A- das Cotas Subordinadas do Ourinvest FIDC
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 02 de agosto de 2010, afirmou e retirou o rating A- (“A menos”) das Cotas Subordinadas do Ourinvest Fundo de Investimento em Direitos Creditórios - Veículos (Ourinvest FIDC). O rating foi retirado em razão do resgate integral das Cotas Subordinadas. Conforme deliberado em Assembleia Geral de Cotistas, datada de 23 de junho de 2010, o Fundo resgatou, em 20 de julho de 2010, a totalidade das Cotas Subordinadas em circulação, tendo sido pago o montante total de R$ 398.306,27, referente ao valor unitário de R$ 0,03230594 para as 12.329.192,83253 cotas naquela data. O Ourinvest FIDC, além de ter cumprido pontual e integralmente com todas as obrigações fixas relativas às Cotas Seniores, retornou, ao longo da vigência do Fundo, muito além do principal aos investidores de Cotas Subordinadas (note-se que a obrigação avaliada pela Austin Rating referia-se essencialmente ao principal das Cotas Subordinadas, uma vez que essas não possuíam benchmark). A nota A- para as Cotas Subordinadas do Ourinvest FIDC, seguindo a metodologia de Fundos de Investimento Creditórios da Austin Rating, sustentava-se em fatores estruturais daquele fundo, que se preservaram até o resgate integral daquela classe de cotas, tais como: i) as elevadas taxas dos direitos creditórios do fundo, oferecendo forte proteção contra efeitos de inadimplência e ii) a segregação dos ativos lastreantes das cotas seniores em relação aos riscos da cedente e do próprio fundo pelo mecanismo de segregação de contas, destacando-se a presença do Banco Bradesco (rating AAA com a Austin Rating) como agente de cobrança. Em que pese o relativamente baixo valor da dívida dos contratos em relação ao valor dos bens financiados, a nota refletia negativamente a suscetibilidade da qualidade da carteira ao comportamento da economia brasileira, em especial aos potenciais efeitos sobre a renda disponível das classes econômicas C e D, as quais são as principais demandantes do produto CDC Veículos. Vale notar, todavia, que o risco de inadimplência da carteira cedida no início das atividades do Fundo já havia se materializado nos últimos trimestres, tendo sido adequadamente amortecida pelo spread excedente.
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