terça-feira, 9 de junho de 2009
Austin coloca Rating do Banco ibi em Observação Positiva
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 09 de junho de 2009, afirmou o rating de crédito de longo prazo A- (“A menos”), a classificação de curto prazo A-2 e a perspectiva estável para o Banco ibi S/A. Na mesma ocasião, a Austin Rating colocou o rating do Banco ibi em observação positiva. Esta ação indica a ocorrência de um evento que pode melhorar os fundamentos de um emissor no curto prazo. Indica que o rating do Banco ibi está sendo revisto, com possível tendência de alteração no curto prazo. A observação positiva indica a possibilidade de elevação de rating e/ou de alteração para perspectiva positiva. No dia 05 de junho de 2009 foi divulgada a compra do Banco ibi S.A. pelo Banco Bradesco S/A. Haverá a transferência de 100% das ações do Banco ibi, da ibi Corretora de Seguros Ltda., ibi Promotora de Vendas Ltda. e ibi Participações Ltda., que, em conjunto, formam as Empresas ibi. De acordo com a metodologia da Austin Rating para classificação de instituições financeiras, a observação positiva reflete a incorporação do Banco ibi pelo Bradesco. Quando a compra for aprovada pelo Banco Central do Brasil, o Banco ibi passará a incorporar os fundamentos financeiros do Banco Bradesco S/A, atualmente classificado com rating AAA (“triplo A”) pela Austin. A observação positiva reflete, entre outros fatores, a associação entre um forte canal de distribuição de operações de crédito ao varejo composto pela rede de lojas C&A, lojas ibi e parcerias juntamente com uma expressiva base de clientes detentores de cartões da rede C&A, combinadas a uma melhora substancial das condições de funding proporcionada pelo novo acionista, o Bradesco. Com a aquisição, o Bradesco consegue ampliar significativamente sua base de cartões. Além do incremento da base de clientes, outro ponto favorável à compra do Banco ibi pelo Bradesco foi a parceria com a C&A pelo prazo de 20 anos, a fim de que o Bradesco comercialize com exclusividade produtos e serviços por meio da rede de lojas C&A. Adicionalmente, o Bradesco terá o direito de uso da marca ibi no Brasil por prazo indeterminado. A aquisição abre espaço para a continuidade e crescimento nas modalidades de crédito ao varejo, principalmente cartões, conciliando um custo de captação de longo prazo mais barato vindo do Bradesco, em conjunto com a capacidade de originação da rede de lojas C&A, lojas ibi e parcerias, composta, no final do ano passado, por um universo de 168 lojas da C&A e 147 lojas ibi. Assim como o funding, os itens liquidez e adequação de prazos serão beneficiados com a aquisição. Como fator em observação, a Austin Rating destaca a baixa qualidade da carteira de crédito do Banco ibi, a qual exibiu sensíveis pioras no decorrer de 2008, em função de uma política de expansão de crédito mais agressiva, adotada pelo Banco ibi em 2007. O aumento da inadimplência, e conseqüentemente da despesa de provisão, foi o principal fator de piora do resultado e dos indicadores de desempenho do Banco ibi no ano 2008 em relação ao exercício anterior. O ibi foi constituído em 2000 e iniciou suas operações em fevereiro de 2001, sob a razão social de ibibank S/A Banco Múltiplo. Surgiu com o propósito estratégico de consolidar as operações de financiamento aos portadores de cartões de compra private label da C&A Modas, anteriormente realizadas por esta rede de lojas de varejo. A partir de abril de 2003, iniciou as atividades de financiamento de cartões de crédito das bandeiras Mastercard e Visa. Ao longo do ano de 2004, o Grupo ibi (negócio financeiro do Grupo Cofra, de capital privado estrangeiro) passou por um processo de reestruturação, materializado na cisão e incorporação pelo ibi dos ativos e passivos, anteriormente alocados na empresa coligada ibi Prom, consolidando, assim, todas as operações da divisão financeira do Grupo. O Banco ibi mantém foco no crédito a pessoas físicas, financiamento ao consumo e crédito a um específico nicho de empresas. É emissor, em regime de exclusividade, da carteira de cartões de compra “Private Label” da C&A Modas e no mercado de cartões é um dos maiores emissores. Seus principais produtos são: crédito pessoal, cartões de crédito “private label” das empresas C&A Modas e cartões de crédito com as bandeiras Mastercard e Visa. Secundariamente, comercializa produtos de seguros e títulos de capitalização, em parceria com seguradoras e com empresas de capitalização. As operações do Banco ibi são originadas, na maior parte, por meio de rede própria (Lojas ibi) e nas dependências das lojas da C&A Modas.
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