quinta-feira, 28 de maio de 2009
Austin afirma Rating AA das Cotas Seniores do FIDC Capemisa Crédito Pessoal
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 14 de maio de 2009, afirmou o rating AA das cotas seniores do Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Capemisa Crédito Pessoal (FIDC Capemisa / Fundo), lastreadas em empréstimos pessoais com desconto em folha de pagamento, resultantes dos contratos de assistência financeira (crédito consignado em folha de pagamento) celebrados entre a Capemi e a Capemisa, com os participantes. A confirmação do rating baseia-se na preservação das principais determinantes de risco do fundo, notadamente o (i) perfil de baixo risco do universo de direitos creditórios potencialmente securitizáveis (crédito consignado em folha de pagamento), combinado à política de investimento e aos limites de composição e diversificação estabelecidos no regulamento; (ii) no grau de proteção de crédito proporcionado pela subordinação de cotas (mínimo de 15% do PL do Fundo em cotas subordinadas); (iii) na existência de elevado spread excedente, proporcionado pela prática de uma taxa mínima de cessão equivalente às mesmas taxas praticadas pelas Cedentes nos Contratos de Assistência Financeira; (iv) no baixo perfil de risco dos demais ativos permitidos para compor a carteira do Fundo; e (v) na elevada qualificação do UBS Pactual como Gestor e Administrador do Fundo. Em contrapartida aos aspectos mencionados, a nota absorve os seguintes fatores: (a) a segregação parcial entre o risco de crédito dos originadores e dos direitos creditórios; (b) o risco de ausência de lastro, em uma eventual incapacidade dos originadores em suprir o Fundo com direitos creditórios elegíveis; (c) o risco de liquidez decorrente do atraso no pagamento do resgate; e (d) o descasamento existente entre os fatores praticados nos direitos creditórios adquiridos pelo Fundo (pactuados a taxas prefixadas) e a meta de remuneração estipulada para os cotistas seniores (pós-fixada). A composição da carteira confirma a aplicação preponderante em direitos creditórios originados pela Capemi e Capemisa, em proporção superior à mínima exigida para os FIDCs. Afora os direitos creditórios, o restante do patrimônio foi alocado em ativos de baixo risco, títulos públicos e operações compromissadas, de acordo com o estipulado pelo regulamento.