segunda-feira, 31 de agosto de 2020
Austin rebaixa, de ‘brB(sf)’ para ‘brB-(sf)’, o rating das Cotas Subordinadas Mezanino C e D do FIDC Artesanal MP Microfinanças e afirma a classificação ‘brCC(sf)’ de suas Cotas Subordinadas Júnior; perspectiva negativa
A Austin Rating informa que, no dia 26 de agosto de 2020, definiu as seguintes ações de rating para as Cotas do Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Artesanal MP Microfinanças (FIDC Artesanal MP Microfinanças): rebaixamento, de ‘brB(sf)’ para ‘brB-(sf)’, para as Cotas Subordinadas Mezanino C e D; e afirmação do rating ‘brCC(sf)’ das Cotas Subordinadas Júnior. Na mesma ocasião, a observação negativa das Cotas foi removida, dando lugar à perspectiva negativa. O rebaixamento das Cotas de Subordinadas Mezanino C e D do Artesanal MP Microfinanças FIDC foi determinado pela deterioração contínua da qualidade de sua carteira, da baixa expectativa de recuperação de parte dos créditos inadimplidos e da perda significativa de valor dessa Cota nos últimos meses, sendo que nos últimos 12 meses até jun/20 a valorização das Cotas Subordinadas Júnior foi de 0,1%, enquanto entre dez/19 e jun/20 houve desvalorização de 40,5%. Apenas no 2T20, a desvalorização foi de elevados 18,2%, provavelmente associada à piora do cenário econômico provocada pela pandemia da COVID-19. Embora essa situação indique o aumento do risco para as Cotas Subordinadas Júnior, a Austin Rating decidiu afirmar seu rating, já em categoria indicativa de risco extremamente alto, porém, o mantendo com perspectiva negativa, junto com a classificação das Cotas Subordinadas Mezanino.