quinta-feira, 20 de agosto de 2020
Austin rebaixa os ratings das Cotas Seniores e Subordinadas Mezanino do Proa FIDC e afirma a classificação de suas Cotas Subordinadas Júnior; perspectiva negativa
A Austin Rating informa que, no dia 14 de agosto de 2020, definiu as seguintes ações de rating para as Cotas do Proa Fundo de Investimento em Cotas de Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Multissetorial (Proa FIDC / Fundo): rebaixamento, de ‘brA-(sf)’ para ‘brBBB+(sf)’, do rating das Cotas Seniores; rebaixamento, de ‘brBB(sf)’ para ‘brBB-(sf)’, da classificação das Cotas Subordinadas Mezanino; e afirmação do rating ‘brCC(sf)’. Nesta mesma oportunidade, a observação negativa sobre as classificações foi removida, dando lugar à perspectiva negativa. As ações de rating levaram em conta, principalmente, o aumento da posição de caixa no trimestre em análise e a acentuada elevação dos créditos vencidos, os quais passaram a representar, em média, 57,6% do PL, contra os 25,3% do PL do 1T20. Tal fato é explicado pelo resgate de parte das Cotas Seniores e Subordinadas Mezanino, bem como pela acentuada desvalorização, em 10,0%, das Cotas Subordinadas Júnior, que, apesar disso, teve seu rating mantido, uma vez que já se encontra em nível de risco extremamente alto. A perspectiva negativa para todas as classificações está alinhada à expectativa de piora da qualidade da carteira e ao aumento do risco de inadimplemento dos Direitos Creditórios adquiridos pelo Fundo, cujos Cedentes e Devedores podem ter seus desempenhos ainda fortemente afetados pelos efeitos da pandemia de COVID-19.