terça-feira, 4 de agosto de 2020
Austin afirma e retira o rating das Cotas Subordinadas Mezanino E do Invista I FIC FIDC NP
A Austin Rating informa que afirmou e retirou, nesta data, a classificação de risco ‘brB(sf)’ das Cotas Subordinadas Mezanino E do Invista I Fundo de Investimento em Cotas de Fundo de Investimento em Direitos Creditórios Multissetorial - Não Padronizado (Invista I FIC FIDC NP / FIC FIDC), cadastrado no CNPJ/ME sob o nº 17.198.845/0001-36. A retirada do rating indica o término da cobertura analítica da Austin Rating para as Cotas Subordinadas Júnior e foi determinada pelo encerramento do contrato comercial. O Fundo foi registrado na Comissão de Valores Mobiliários em 06 de maio de 2014, e está autorizado a operar com base nas disposições dadas pelo Regulamento, instrumento alterado pela última vez em 22 de novembro de 2019. Ao final de 2º trimestre de 2020, seu patrimônio líquido (PL) era de R$ 331,3 milhões, possuía investimentos em 07 FIDCs da Invista Crédito e Investimento S/A, os quais totalizavam R$ 287,0 milhões, representados por Cotas de Classes variadas. Apesar da afirmação concomitante à retirada, a classificação estava sob observação negativa desde o dia 02 de abril de 2020, em ação de rating que atingiu 184 Cotas de emissão de FIDCs e FIC FIDCs de perfil semelhante, dos quais, no entendimento da Austin Rating, boa parte sofrerão impacto negativo em suas carteiras e, consequentemente, na rentabilidade de suas Cotas, em consequência das regras de distanciamento social e paralisação quase que integral de diversos setores da economia desde meados de março de 2020, em decorrência da pandemia de COVID-19. No caso do Invista I FIC FIDC NP, são esperadas perdas nas Cotas em que investe, já que parcela significativa das carteiras dos FIDCs focados refere-se a operações junto a empresas de pequeno e médio portes, bastante impactadas pelos efeitos do isolamento social citado. No 2º trimestre de 2020, as Cotas Subordinadas Júnior do FIC FIDC tiveram perda de 4,3%, porém, quando se considera o período de 12 meses encerrado em 30 de junho de 2020, essas tiveram ganho de 60,5%. As Cotas Subordinadas Mezanino E contam com bom reforço de crédito, sob a forma de Cotas Subordinadas Mezanino e Subordinadas Júnior, as quais representavam 46,8% do PL do Fundo em 30 de junho de 2020. Desse modo, mesmo ante o cenário desfavorável provocado pela pandemia e a rentabilidade negativa no último trimestre, a Austin Rating considera que o perfil de risco das Cotas Subordinadas Mezanino E permanece adequado à categoria de rating ‘brB(sf)’, já indicativa de alto risco.