quarta-feira, 16 de abril de 2008
Austin afirma Rating AAA ao Banco Bradesco S/A
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião no dia 06 de março de 2008, afirmou o rating AAA de longo prazo e atribuiu a classificação A-1 de curto prazo para o Banco Bradesco S/A. A classificação reflete a continuidade do excelente desenvolvimento de seus negócios e da sólida posição de liderança no mercado de varejo, aliado ao apropriado controle de risco, crescente rentabilidade e a ótima eficiência da sua estrutura, com constante aprimoramento de seus produtos e serviços. A nota incorpora também a boa qualidade de crédito, bem como o suporte de seus controladores, excelente histórico de desempenho e melhora no seu índice de eficiência. Reflexo do aquecimento e melhora da atividade econômica do país, em 2007 a carteira de crédito do Bradesco apresentou expansão de 36,5% em relação aos R$ 96.219 milhões registrados em dezembro de 2006. O crescimento foi impulsionado pela expansão das operações com pessoas jurídicas, que apresentaram um crescimento de 37,5%, e das operações com pessoas físicas, com expansão de 34,2% na mesma base de comparação. A qualidade do crédito continua muito boa. Em relação ao ano de 2006, os indicadores de qualidade dos ativos apresentaram melhora. Entre dez/06 e dez/07, o índice de provisão de devedores duvidosos / carteira de crédito passou de 6,9% para 6,0% e a porcentagem de E e H sobre o total da carteira de 4,6% ante 4,0%, na mesma base de comparação. A provisão para devedores duvidosos mínima requerida sobre a carteira de crédito melhorou de 5,8% para 5,1% no mesmo período de comparação e o índice de inadimplência calculado pela Austin (acima de 60 dias) situou-se em 4,7% ante 5,4%, registrado no mesmo período do ano passado. O Bradesco pretende crescer organicamente, aumentar o número de parcerias e aquisições, aprimorar seus sistemas controles, expandir sua parceria com o mercado de capitais, aumentar sua atuação no segmento de seguro e previdência, com o objetivo de manter a rentabilidade, consolidar sua liderança nesse setor e aumentar suas receitas de atividades bancárias, por meio do fortalecimento das operações de empréstimos e da ampliação de novos produtos e serviços, o que entendemos como factível e sustentável. O banco continua com o objetivo de reduzir seus custos, por meio de investimentos em tecnologia, com aprimoramento contínuo do seu processo de otimização dos recursos produtivos. Neste sentido já começou a ter reflexo no resultado, com a melhoria na forma de apropriação de custos aos produtos, canais e clientes, além do suporte aos estudos de formação e negociação de tarifas. O segmento de seguros, previdência e capitalização continuou a registrar elevada contribuição no desempenho do banco, com reflexo direto na melhora do perfil das suas receitas. Suas receitas relacionadas à prestação de serviços cresceram 21,4%, passando de R$ 8.897 milhões para R$ 10.805 milhões, com reflexo positivo no índice de eficiência, que passou de 42,13% para 41,81%.