terça-feira, 30 de outubro de 2007
Austin atribui Rating AA à 1ª Série de Cotas Seniores do Multi Recebíveis II FIDC
O Comitê de Classificação de Risco da Austin Rating, em reunião realizada no dia 17 de outubro de 2007, atribuiu o rating AA e a perspectiva estável à primeira série de cotas seniores do Multi Recebíveis II Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (Multi Recebíveis II). O Multi Recebíveis II foi constituído como condomínio fechado, com prazo de duração indeterminado. O fundo tem por objetivo proporcionar aos cotistas a valorização das suas cotas, através da aplicação preponderante dos recursos do fundo, na aquisição de direitos de crédito (somente performados) oriundos de operações realizadas pelos cedentes, nos segmentos industrial, comercial e de prestação de serviços. As aquisições deverão ocorrer em conformidade com os critérios de composição e diversificação estabelecidos em seu regulamento, bem como na legislação vigente. As cotas do Multi Recebíveis II terão distinção entre seniores e subordinadas, sendo que a parcela mínima de 15% do patrimônio líquido do fundo deverá corresponder às subordinadas. Esta categoria de cotas terá ainda subdivisão entre preferenciais e ordinárias, onde esta última deverá manter participação mínima de 5% (cinco por cento) do patrimônio líquido do fundo e o restante (até 10% do patrimônio) de preferenciais. Para as cotas seniores da primeira série do Multi Recebíveis II foi estabelecida uma meta de rentabilidade correspondente a 111% (cento e onze por cento) do CDI, enquanto as cotas subordinadas preferenciais possuem meta de 100% (cem por cento) do CDI e as cotas subordinadas ordinárias não terão benchmark de rentabilidade definido. O rating atribuído à 1ª série de cotas seniores do Multi Recebíveis II fundamenta-se essencialmente na excelente estrutura definida para o fundo que agrega segurança acerca da preservação e valorização desta categoria de cotas. A carteira na qual o fundo terá seu lastro apresenta recebíveis de boa qualidade, sendo caracterizada por um nível de atraso que se mantém através dos períodos, sem que haja variações relevantes. A carteira apresenta expressiva pulverização, ou seja, além de existir uma quantidade relevante de cedentes operando, existe uma quantidade ainda maior de sacados, visto que, de maneira preponderante, as operações se originam no mercado varejista, meio em que são praticados milhares de financiamentos de baixíssimo ticket médio. O percentual mínimo de cotas subordinadas apresenta boa margem ante o percentual de recebíveis que apresentam atraso, ou seja, os recebíveis não pagos na data de vencimento ficam abaixo de 7% (segundo comportamento histórico da carteira acompanhada pela Austin), enquanto as cotas subordinadas representarão 15% do patrimônio líquido do fundo. Cumpre destacar ainda, a presença de garantia de solvência dos recebíveis, conforme contrato de cobrança, firmado entre o fundo e a consultora (BRR Assessoria de Cobrança e Administradora de Crédito Ltda.). Como forma de adicionar segurança, o fundo possui uma política de concessão e cobrança de direitos creditórios, a qual cabe à consultora sua implantação e monitoramento. Além da validação destas regras, cabe também à consultora verificar anteriormente à cessão dos recebíveis a aderência destes às condições de cessão e, cumulativamente, aos critérios de elegibilidade constantes no regulamento do fundo. A classificação incorporou, de forma positiva, os processos adotados pela consultora na avaliação e seleção de cedentes, sacados e, em última análise, dos direitos creditórios que trarão impacto muito positivo no perfil de risco da carteira do fundo. A classificação também reflete a alta probabilidade de que sejam cumpridas as condições pactuadas no seu regulamento, incluindo a capacidade da continuidade de originação de recebíveis sob os mesmos critérios utilizados inicialmente, respeitando os parâmetros de elegibilidade. Outra particularidade da estrutura, considerada de forma positiva na atribuição da classificação, foi a constituição do fundo sob a forma de condomínio fechado, afastando o risco de liquidez, uma vez que as amortizações de cotas seguirão o cronograma definido no regulamento do fundo.