sexta-feira, 12 de maio de 2017
Austin rebaixa e retira o rating da 1ª Emissão de Debêntures da MRT 2 SPE S/A
A Austin Rating informa que, rebaixou, de ‘brA-’ para ‘brBBB+’, e retirou, nesta data, o rating de crédito da 1ª Emissão de Debêntures Simples, não Conversíveis em Ações, da Espécie com Garantia Real e Garantia Adicional Fidejussória, com Participação nos Lucros, em Série Única, para Distribuição Pública, com Esforços Restritos, da MRT 2 SPE S/A (MRT 2 / Emissora / SPE), sociedade de propósito específico controlada pela RRK Participações S/A (RRK), empresa que também possui os direitos sobre a marca de vestuário feminino “ATEEN”. Em 08 de agosto de 2016, a classificação foi rebaixada de ‘brA’ para ‘brA-’ e colocada em observação negativa, em virtude da deterioração dos indicadores de crédito da Emissora e sua Controladora, bem como o plano de negócios projetado não tinha se confirmado plenamente. O rebaixamento da classificação foi determinado pela permanência de resultados insatisfatórios da Emissora e de sua Controladora, que se mostraram inferiores aos projetados e considerados na atribuição da classificação. As demonstrações financeiras consolidadas da RRK, auditadas pela Premium Bravo Auditores Independentes, relativas ao exercício findo em 31 de dezembro de 2016, sem ressalvas, apontam que o índice “EBITDA / Despesas Financeiras”, um dos principais indicadores utilizados como referência por essa agência, se mostrou inferior a 1,0 vez (0,6 vez) no exercício findo. Em que pese o Grupo ter reportado lucro líquido de R$ 7,2 milhões, o EBITDA, em R$ 9,8 milhões, e a margem EBITDA, de 13,8%, ficaram abaixo daqueles projetados para o período. Adicionalmente, a RRK possuía endividamento bancário consolidado da ordem de R$ 71,5 milhões em dez/16 (R$ 55,8 milhões em dez/15), o que representa um incremento de 28,1% em comparação com o saldo do encerramento do ano anterior. As debêntures foram emitidas em 15 de outubro de 2014, no valor nominal de R$ 40,0 milhões, prazo total de 84 meses (7 anos), com amortizações de principal em 60 parcelas mensais e sucessivas, após carência de 18 meses para juros e 24 meses para principal. O saldo da emissão é atualizado pelo IPCA, acrescido de remuneração prefixada de 9,5% ao ano. Os recursos levantados com a emissão de debêntures da MRT 2 foram destinados à quitação de grande parte do passivo das empresas do grupo e utilizados para CAPEX, considerando a previsão de investimentos estratégicos na abertura de 10 novas lojas de varejo, principalmente em shoppings centers em praças importantes do país, além de 122 lojas de atacado (multimarcas) e 3 lojas de ponta de estoque. Ademais, a MRT 2 fez a aquisição da marca “ATEEN”, junto à sua controladora RRK, com o objetivo de segregar este ativo, que foi alienado em favor dos debenturistas. De acordo com o que fora apurado pela Austin Rating junto ao Agente Fiduciário, a BRL Trust DTVM S/A, não há inadimplência de obrigações relativas à emissão classificada. A retirada do rating se deu em razão da não renovação do contrato de prestação de serviços com esta agência. A cobertura analítica está encerrada, portanto, a partir desta data.